Bolso

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga nesta quarta-feira

Algumas empresas devem recorrer a empréstimos para quitar com o compromisso

Foto: Jô Folha - DP - Para o público em geral, dinheiro deve ajudar com compras e impostos de final de ano

Termina nesta quarta-feira (20) o prazo para o pagamento da 2ª parcela do 13º salário que vem com os descontos previdenciários e Imposto de Renda. A gratificação natalina é um direito de todo trabalhador com carteira assinada, servidores públicos, aposentados e pensionistas e representa um alívio no final do ano, quando os gastos aumentam com festas e impostos obrigatórios como IPVA e IPTU. Para quem é servidor público federal, o bônus foi pago em maio e junho. Já o funcionalismo público estadual recebeu 90% do 13º no dia 1º de novembro. Os 10% devem ser quitados nesta quarta. No País, cerca de 87,7 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 3.057,00 segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese). Para especialistas, o momento é pagar as dívidas com o dinheiro extra. Já o setor privado encontra dificuldades para arcar com os compromissos.

Das 21 prefeituras da Zona Sul do Estado, 17 delas anteciparam a primeira parcela entre os meses de junho e novembro, com a injeção de quase R$ 60 milhões na economia da região. Já os servidores municipais de quatro cidades recebem o total nesta quarta. Pelotas, no entanto, abriu crédito para os servidores no Banrisul para os que não optaram receber parcelado em dez vezes. A dificuldade em cumprir com o bônus de final de ano também atinge as empresas.

De acordo com o presidente da Associação Comercial de Pelotas (ACP), Fabrício Cagol, a dificuldade das empresas do Município e da região em honrar os compromissos de fim de ano seguem no mesmo patamar de novembro, quando foi preciso pagar a primeira parcela e o salário do mês. “As últimas semanas foram bastante desgastantes em relação ao projeto do governo do Estado que estava na Assembleia e envolvia o aumento da alíquota do ICMS. Mas com a retirada, acalmou os ânimos, pois isso geraria aumento dos produtos e quem pagaria a conta seria o consumidor. Nós acreditamos que foi uma vitória”, comentou.

Em relação ao 13º salário, pelas reuniões da ACP, percebe-se ainda uma grande dificuldade em fazer os pagamentos, uma vez que dezembro, segundo Cagol, é um mês “pesado” com pagamentos de tributos obrigatórios. “Muitas empresas fazem férias coletivas e precisam pagar todos os benefícios assegurados. Alguns vão recorrer a empréstimo bancário. A questão é que não podemos desanimar. Estamos com expectativa de uma economia melhor para 2024 e assim ter um ano mais tranquilo”, projetou.

Destino

De acordo com o pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados - Economia Aplicada da UFPel, Marcelo Passos, o melhor destino para a segunda parcela do 13º salário é pagar as dívidas, pois é difícil conseguir rendimentos que sejam maiores que o juros de uma dívida. “Agora para quem não está devendo, aplicar o dinheiro em títulos pré-fixados de renda fixa de um banco conhecido. Pode ser também um título de pré-fixado do Tesouro Nacional, pois a taxa Selic está muito alta e se ela garante uma taxa pré-fixada, ela consegue receber uma taxa de juros alta no próximo ano”, explicou.

O que você precisa saber sobre o 13º salário:

Gratificação natalina

Instituído em 1962, o 13º salário representa para o empregado brasileiro um alívio no orçamento doméstico. Pago aos empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores, o benefício, também conhecido como gratificação natalina, deve ser quitado em duas parcelas: a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro.

Cálculo do 13º salário

O cálculo do 13º salário se dá pela divisão da remuneração integral por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados. Outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nesse cálculo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Problemas na infraestrutura do calçadão geram insatisfação nos pelotenses Anterior

Problemas na infraestrutura do calçadão geram insatisfação nos pelotenses

Professores da UFPel são eleitos para integrar Academia Brasileira de Ciências Próximo

Professores da UFPel são eleitos para integrar Academia Brasileira de Ciências

Deixe seu comentário